Esporotricose: O que é e como tratar
A esporotricose, também conhecida como doença da roseira, é causada por um fungo, chamado Sporothrix spp. presente no solo e na vegetação.
A Esporotricose é uma doença crônica e esporádica, pode afetar diversas espécies de animais, incluindo cães e gatos e ainda pode ser transmitida ao ser humano. Os gatos são os mais suscetíveis à infecção, com evolução da doença de forma mais grave do que nas outras espécies.
Existem três fases de acordo com sua progressão:
- Cutânea localizada: caracterizada por lesões nodulares avermelhadas individuais ou múltiplas na pele do animal.
- Cutânea linfática: quando a infecção progride formando úlceras na pele e atinge o sistema linfático do animal.
- Cutânea disseminada: quando a doença atinge um estado tão grave que todo o organismo do animal fica afetado. As úlceras de pele tornam-se cada vez maiores e pode ocorrer a forma extra-cutânea, acometendo outros sistemas como articulações, ossos, pulmões.
Como evitar: É importante que, se você tem um animal em casa (principalmente gato), não permitir que ele passeie pela rua sem a sua supervisão, pois o pet pode se contaminar seja por mexer em algum pedaço de madeira contaminado pelo fungo, ou encontrar algum animal na rua doente. Cuidar da saúde do pet e sempre observar bem.
Caso note alguma ferida no seu pet, leve diretamente ao veterinário. O sucesso do tratamento depende muito do diagnóstico feito o mais cedo possível.
Importante lembrar que se seu peludinho for diagnosticado, ele precisará ser cuidado, e de muito amor, por isso, NÃO ABANDONE SEU PET POR MEDO DE PEGAR A DOENÇA COM ELE. Além de ser crime, as chances dele não sobreviver e ainda espalhar a doença por aí são bem maiores sem o tratamento adequado.
Comenta aqui se você já conhecia a doença.