Conheça os cães de assistência judiciária
Enfrentar um processo judiciário não é fácil para ninguém, muito menos para crianças que passaram por abusos e agressões. Para os piscólogos judiciários, acolher e promover um ambiente seguro para que a criança consiga relatar suas experiências, é um desafio.
Os animais de assistência judiciária surgem como aliados nessa missão! Nos Estados Unidos essa já é uma prática comum, porém no Brasil, se iniciou em Londrinas e São Paulo, através do Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (IBETAA).
Teela e Belo são os primeiros cães do Brasil nessa função. Os psicólogos do tribunal de justiça incentivam o contato e as brincadeiras das crianças com os cães, humanizando o processo, diminuindo o estresse e a ansiedade, para que a criança consiga, através do vínculo com o animal, contar sua história e entrar mais tranquila na audiência.
As crianças já relatam que com os cães tudo fica melhor e mais fácil. Esse é um trabalho incrível e esperamos que em breve esteja fazendo parte da rotina dos tribunais mundo afora!
Comenta aqui o que você achou dessa iniciativa e se já conhecia esse trabalho!