Projeto de lei propõe lar temporário gerido pelo Governo do estado de PE
Sabemos que o volume de cães em situação de rua é um problema de saúde pública, mas que o estado tem feito muito pouco ao longo dos anos para solucionar essa questão.
O resgate, cuidado desses animais, custos veterinários, campanhas de adoação, acaba ficando a cargo das ONGs superlotadas, que sobrevivem às custas de doações da população. Mesmo com as campanhas de castração oferecidas pelo Governo, o grande número de cães e gatos em situação de rua, permanece.
O Projeto de lei 1556/2024 de Romero Albuquerque, propõe que o Governo se responsabilize pela criação, manutenção e fiscalização de lares temporários, onde será realizado o acolhimento e tratamento adequado, até que sejam adotados por famílias responsáveis.
“O projeto é mister para oferecer cuidado adequado aos animais que resgatamos diariamente. Não basta somente salvar, é preciso propor um lar, prover condições dignas para essas vidas e ter a certeza de que elas estarão seguras com um tutor que ofereça amor e acolhimento de fato”, disse Romero Albuquerque.
O projeto determina ainda que cabe ao Poder Executivo a implementação, regulamentação e fiscalização desta Lei, podendo, para executá-la da melhor forma, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil e instituições especializadas. O texto também inclui a realização de campanhas de adoação e de conscientização da população sobre os cuidados com os cães e responsabilidades da adoção.
Comenta o que você acha desse projeto e se acredita que será aprovado!