Elefantes têm realmente boa memória?
Recentemente, tivemos uma notícia quase que inacreditável: Um elefante matou uma idosa, voltou pra pisar no seu corpo durante o funeral e depois voltou com a sua manada para destruir o vilarejo onde a vítima morava (gente????).
Depois desse pisão (literalmente), e internet começou a se questionar? Porquê tanto ódio no coração desses elefantes? O que será que aconteceu?
Não sabemos exatamente o que rolou, mas como diz aquela velha frase “Memória de elefante”, será mesmo que esses animais possuem uma boa memória?
A resposta é SIM!
Eles têm o maior cérebro em comparação com os restantes mamíferos. Os seus cérebros são muito parecidos com os dos humanos: por exemplo, o hipocampo e o cortex são muito desenvolvidos. Como o hipocampo é a área do cérebro ligada às sensações e à memória, faz sentido o uso da expressão!
Esses nenéns gigantes têm uma memória incrível! Eles podem ficar durante anos sem ter qualquer contato com algum outro elefante e mesmo assim o reconhecer anos depois. Além disso, eles protegem sua manada e se afeiçoam tanto à humanos, quanto a outros animais. Isso pode explicar o ocorrido com os elefantes que destruíram a Vila e mataram a idosa na índia: Dizem que possivelmente ela pode ter feito alguma coisa com os bichinhos, que despertou a ira deles. Triste, né?
Então, se ver uma elefante perdido por aí, já sabe né? Oferece um cafezinho, dá um abraço nele… Ele precisa ter lembranças boas de você!