Os cães tem as mesmas emoções que nós?
Os estudos sobre comportamento canino começaram a ser de fato aprofundados apenas nos anos 90!
Nesses 30 e poucos anos já descobrimos MUITA coisa sobre o mundo dos cachorros que a gente nem fazia ideia que existia!
Os cães desde a era paleolítica já eram companheiros dos humanos e até hoje mantemos e estreitamos cada vez mais essa conexão, tão emocional!
Mas, o que já se sabe hoje sobre as emoções dos cachorros?
Os cães não tem capacidade cognitiva para experienciar da mesma forma que nós sentimentos mais complexos, ele possuem as emoções primárias e mais básicas como: MEDO, FELICIDADE, TRISTEZA, NOJO, RAIVA E SURPRESA!
Mas quando pensamos em emoções como AMOR, CIÚME, ORGULHO, VERGONHA… são emoções que nós vivemos de forma mais intensa e muito permeados pela nossa cultura e regras sociais.
É possível que você já tenha falado que seu cachorro tem ciúme de você, hoje já temos estudos que falam que os cães podem sim sentir ciúme, mas não da mesma forma que nós!
Seu cachorro não tá preocupado se quando você sair, vai encontrar o cachorro do vizinho! kkkk
Mas uma coisa é certa!
Os cachorros conseguem ler nossas expressões e compreender, dentro do limite deles, as nossas emoções, e acredita-se que por isso mantivemos uma conexão tão forte ao longo da história.
Nossas palavras na maioria das vezes não fazem nenhum sentido para os nossos cães!
Se gritarmos “QUE CACHORRO LINDO”, com uma postura ameaçadora, ele não vai entender isso como um elogio, ele vai compreender muito melhor nossa linguagem corporal e a emoção presente no nosso tom de voz, do que o que foi dito!
Lembre-se disso da próxima vez que seu cachorro fizer alguma coisa errada e você ficar brigando com ele enquanto ele faz essa cara ai da foto acima!
Ele não sabe que algo errado e nem está se sentindo culpado, ele está com medo da sua postura que para ele parece ameaçadora, trazendo risco de vida!
Não faça seu cachorro sentir medo de você! Aprenda sobre Linguagem Canina e entenda como funciona as emoções do seu cachorro!