O cão idoso e a medicina integrativa
Dia 1 de outubro é o dia do cão idoso!
E tem muita coisa que você pode fazer para trazer mais longevidade e qualidade de vida para o seu pet, seja ele velhinho ou ainda jovem!
Para conversar mais sobre isso, convidamos a Veterinária especialista em Medicina Integrativa, Jéssica Santos, da clínica PetZen:
“Com a evolução da medicina veterinária e conscientização dos tutores, a expectativa de vida dos pets vem aumentando nos últimos anos. E com a idade vem também os problemas que os idosos enfrentam, em sua maioria, doenças crônicas, que precisam de um tratamento constante para garantir qualidade de vida aos PETS mais velhinhos!”
“Porém, sabe-se que o uso de medicamentos constante pode acarretar em prejuízos ao organismo, e é por isso que é importante o uso de terapias “naturais”, sem contra indicação, que garantem o conforto do seu pet, sem gerar outros problemas em consequência”.
Com quantos anos um cão já é considerado idoso?
“A partir de 7 anos um cão já é considerado idoso, mas sabemos que a expectativa de um animal depende muito da raça e da sua qualidade de vida!“
Quais são os problemas mais comuns nos cães idosos?
“As doenças mais comuns são artrose, problema de coluna e de visão. Essas doenças em sua maioria são crônicas e degenerativas e exigem um tratamento constante para que o animal tenha qualidade de vida“
Como a medicina veterinária interegrativa pode ajudar nesses casos?
“Ela se torna muito importante nesses casos, pois traz tratamentos que beneficiam os animais, sem contraindicações. Dentre eles a acupuntura e ozônioterapia.”
Como funcionam essas terapias?
“Por se tratar de uma terapia energética, a acupuntura ajuda o organismo como um todo e tem bastante indicação para casos de dor crônica. A ozônio terapia é um tratamento com gás que ajuda no controle da dor, na imunidade e tem poder antioxidante!“
“É importante realizar uma consulta com um especialista para entender que tipo de tratamento é mais adequado para o seu pet! O cuidado com a saúde e longevidade teve ser mantido durante toda a vida do animal, para que ele tenha uma velhice mais confortável e tranquila“.
Comenta aqui se você já realizou algum desses procedimentos com o seu pet e se você tem um cãozinho idoso!
Aproveita e já segue a PetZen para ficar por dentro de mais conteúdo sobre a medicia integrativa!