Japoneses treinam aparelho médico de última geração: um focinho de cachorro!

Estudo feito pela Universidade de Kyushu no Japão, mostrou que uma cadela da raça labrador é capaz de acertar até 98% dos diagnósticos!

Os estudos do olfato dos cães pelos cientistas, tem por objetivo buscar meios de diagnósticar mais precisa e precocemente doenças em humanos. Já existem hoje os cães de detecção médica que são treinados para alertar seus tutores antes de possíveis colapsos. O estudo em questão durou vários meses e teve como objetivo testar o faro da cadelinha em diversas situações complexas, para avaliar o nível de acertividade.

A performance da “médica de quatro patas” foi tão apurada quanto a de uma colonoscopia de última geração, técnica de diagnóstico bastante invasiva, pela qual um pequeno tubo de fibra ótica equipado com uma câmera na ponta é inserido através do reto do paciente para vasculhar o intestino em busca de tumores.

A cadela identificou corretamente as amostras cancerosas e saudáveis em 33 de 36 amostras de hálito, o que equivale a 95% de acerto, e em 37 de 38 amostras de fezes, ou 98%. O objetivo dos estudos é criar aparelhos que funcionem como um “focinho eletrônico” para identificar as doenças através da respiração, urina e feses as pessoas, de forma menos invasiva.

E mais uma vez os cães ajudando na evolução da humanidade!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *