Estudo releva que 85% dos tutores não vacinam seus pets!
Onde está o cuidado com a saúde?
Uma pesquisa realizada com 1.751 tutores no Brasil, pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sidan) identificou que em torno de 85% dos brasileiros não vacinam seus pets. Na região Nordeste, participaram 840 tutores e tivemos uma média de 87% do mesmo resultado!
A Região Norte ainda conseguiu surpreendentes 92% de tutores que não protegem seus cães contra doenças fatais e que podem inclusive, contaminar humanos, as conhecidas zoonoses.
Esses dados são bastante preocupantes em se considerando a saúde pública do país, visto que as campanhas de vacinação gratuitas realizadas periodiamente por todo o país, precisam imunizar pelo menos 70% da população de cães e gatos do país, para garantir o controle das doenças.
“Quanto maior o número de animais vacinados em uma população, menor a chance de transmissão de doenças”, destaca Marina Bonfim, veterinária da Agener União.
O contraste interessante, é que os pets estão muito mais presentes nos lares brasileiros e cada dia mais, tratados como membros da família, mas os cuidados com a saúde ainda seguem negligenciados. Doenças como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, leptospirose, raiva e enfermidades associadas a vírus respiratórios, quando não são fatais deixam sequelas gravíssimas nos animais e poderiam ser facilmente evitadas mantendo a vacinação em dia.
Compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude tutores que ainda não firezam da vacinação, uma rotina indispensável na vida dos seus pets!