Incrível Dog na série: Conselhos para quem tem dog filhote (Parte 1)
Cuidar de um cachorro é uma enorme satisfação para toda a família. Essa decisão, no entanto, exige uma série de compromissos. Quando se trata de filhotes então, essas responsabilidades são ainda maiores. Saiba o que fazer nos primeiros meses de vida do seu cãozinho!
Educação alimentar
A educação alimentar é imprescindível para a manutenção da saúde física e mental do seu cão, especialmente quando filhote. Escolher uma alimentação de qualidade – que atenda as necessidades nutricionais do animal – além de saber como oferecer da maneira mais saudável é o primeiro passo.
Opte pela Alimentação Natural (sob acompanhamento de um(a) veterinário(a) nutricionista) ou uma ração Super Premium, uma vez que são nutricionalmente mais completas. Nunca deixe a refeição à vontade para o seu filhote. Além de ir contra a natureza dos cães, faz muito mal à saúde do seu cão a longo prazo. Estabeleça horários fixos para oferecer as refeições e sempre na quantidade recomendada.
Converse também com o veterinário para saber quantas vezes seu filhote precisa comer por dia.
Quando oferecer a refeição, espere entre 10 a 20 segundos e avalie o interesse do filhote. Se ele começar a comer, espere terminar a ingestão e, em seguida, elogie bastante com carinho. Caso o filhote não coma, não tem problema! Retire a porção oferecida e só volte a oferecer no próximo horário estabelecido – sem acumular as quantidades. Estamos criando janelas de oportunidade para o filhote escolher se alimentar ou não.
Se o filhote comer e deixar comida no pote, jogue no lixo o que sobrou de forma imediata. A saliva do animal misturada com a ração cria um meio de cultura que favorece a proliferação de microrganismos. Fazendo isso, o filhote valorizará mais o alimento e vai se desenvolver com saúde!
Gostou da dica? Comenta aqui se você quer a parte dois!
Acompanhe o trabalho de Pedro de Lima, Biólogo e Especialista em Comportamento Canino @incriveldog